Mediação Pedagógica e Inclusão
FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES
Ms. Sandra Regina Barbosa
Psicóloga, Psicopedagoga, Mestre em Diversidade e Inclusão do CMPDI/UFF, Doutoranda em Ciência, Tecnologia e Inclusão no PGCTIn/UFF. Coordenadora do Setor Espaço de Inclusão (CAEE) do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro - ISERJ/FAETEC (2009/2019).
Dra. Ediclea Mascarenhas Fernandes
Psicóloga, Pedagoga, Mestre em Educação e Doutora em Ciências na área de Saúde da Crianca e da Mulher. Professora Adjunta da UERJ e Professora permanente do Mestrado em Diversidade e Inclusão da UFF.
o livro
Este livro, fruto do trabalho das autoras sobre a Educação Inclusiva, está sendo disponibilizado com o intuito de discutir o presente tema, que, ainda hoje, gera expectativas e inseguranças tanto nos alunos da Educação Especial quanto aos profissionais envolvidos nesse processo.
A obra tem como objetivo superar alguns paradigmas e desconstruir mitos relativos a esta questão, bem como, trazer técnicas e conhecimentos que permite aos professores da Educação Básica e professores em formação (graduandos da Pedagogia) conhecer informações e dados mais recentes sobre o tema.
Para atender a essa demanda, este trabalho apresenta informações e dados sobre o desenvolvimento de habilidades e competências, como forma de auxiliar os professores no processo de inclusão de alunos. Isso tudo, pensando no bem-estar emocional, no equilíbrio pessoal e na aproximação do aluno com o mundo de relações humanas significativas.
Assim, com base na experiência de muitos anos dedicados à Educação Inclusiva, propomos aos leitores e interessados uma visão sobre alguns aspectos importantes desse processo, tais como: perceber a individualidade do aluno ao longo do processo de aprendizagem; reconhecer as condições que favorecem o seu desenvolvimento cognitivo, afetivo, social, perceptivo e motor; elaborar Plano de Ensino Individualizado (PEI), com base nas potencialidades e funcionalidades do aluno; confeccionar materiais acessíveis à aprendizagem; preparar Plano de Transição Individual (PIT), ao aluno em fase de mudança, bem como, conhecer a legislação vigente da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva.